Competências do profissional de Recursos Humanos

Mais do que compreender pessoas, o profissional de Recursos Humanos deve ter boa percepção, posicionamento estratégico e ampla visão de negócios

Andresa da Cruz, 32 anos, da Gol

Encontrar estratégias de crescimento rápido e efetivo é uma urgência das grandes companhias e, para isso, são necessários funcionários com capacidade de acompanhar o ritmo do mercado atual – mais amplo, dinâmico e competitivo. No entanto, a escassez de mão de obra qualificada é visível em vários setores da economia e o recrutamento se torna um desafio para o profissional de Recursos Humanos. A consequência é clara: o domínio sobre as obrigações burocráticas e legislativas da função, como tratar de admissões ou folhas de pagamento, passa a ser apenas o básico e a habilidade de conciliar a realidade do mercado com as ambições da empresa se torna o diferencial.

O caminho mais assertivo para evoluir rapidamente na área de Recursos Humanos é, portanto, a visão de negócios e adequação de profissionais. Pensar, estrategicamente, em qual característica contribuirá para o sucesso de determinada empreitada é fundamental e, para isso, o recrutador deve ir além da gestão de pessoas e aprofundar suas noções comerciais. Com alicerces adequados, a procura ganha objetividade e se torna muito mais efetiva. Investir em cursos de capacitação, informar-se sobre as habilidades mais valorizadas por seus gestores ou manter-se constantemente atualizado sobre as necessidades do setor de atuação da companhia é uma boa maneira de alavancar a carreira.

Outras características que podem dar destaque ao profissional de Recursos Humanos são a visão de futuro e a agilidade em detectar habilidades. É importante ter em mente, durante uma nova contratação, quais áreas o recém chegado precisará desenvolver para crescer em seu cargo e como a empresa poderá contribuir para isso. Uma boa percepção do potencial de evolução traz, à companhia, segurança e perspectiva, já que, com um treinamento e oportunidades adequadas, conseguirá encontrar profissionais altamente qualificados dentro de seu próprio quadro de funcionários.

O profissional de Recursos Humanos estreita a relação entre os objetivos comerciais e os empregados, que são o verdadeiro motor da economia. Portanto, aqueles que ultrapassam a aptidão de lidar com pessoas e se comprometem com o sucesso da organização, buscando encontrar vantagens competitivas, alcançam o reconhecimento muito mais rapidamente. É preciso ter posicionamento estratégico, boa noção administrativa e saber identificar as lacunas da empresa. Assim, poderá recrutar funcionários habilitados a preenchê-las, contribuindo para a prosperidade da empregadora e, consequentemente, a sua própria.

Para saber mais, leia a matéria “O novo profissional, publicada pela revista Você S/A.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s